Cinco dicas de gestão de tempo para desacelerar a rotina do advogado

O advogado precisa conciliar a vida profissional com a vida pessoal e organizar bem o seu dia para não perder o prazo de processos ou esquecer outras tarefas.

Ah, quase me esqueço. Não perca essa lista com os 10 melhores blogs informativos dos do WordPress (Consumidor, Deficientes, Defesa da Mulher, Família Carcerária, Contos e casos e muito mais: http://bit.ly/2dZIwlS

Análise de processos, estudos de tese, atendimentos aos clientes, visita ao Foro para audiências e reuniões no escritório são algumas das atividades da rotina de um advogado. Para dar conta de todas essas tarefas e ainda enfrentar o engarrafamento no trânsito e filas para autenticações de documentos e processos, só sendo um expert em gestão de tempo. Além disso, o advogado ainda precisa conciliar a vida profissional com a vida pessoal e organizar bem o seu dia para não perder o prazo de processos ou esquecer outras tarefas.

5-dicas-para-melhorar-sua-gestao-do-tempo-como-advogado18236Separamos algumas boas práticas para melhorar a gestão de tempo e fazer o dia do advogado render muito mais. Acompanhe abaixo:

Gestão de tempo para advogados em 5 passos

1 – Tenha uma agenda organizada e compartilhada com sua equipe
O primeiro passo para melhorar a gestão de tempo é fazer da agenda a sua principal aliada. Você pode utilizar agenda de papel, mas uma boa prática é usar uma versão online que permita o compartilhamento das atividades com os outros advogados do escritório. Assim, toda a equipe consegue visualizar quais os seus compromissos e pode entrar em contato com os clientes quando houver algum atraso. Além disso, se todos os advogados e colaboradores utilizam uma agenda compartilhada, é possível que cada membro organize seus horários de acordo com o planejamento do escritório.

Para criar uma agenda compartilhada você pode utilizar ferramentas gratuitas, como o Google Agenda,

ou contratar um software jurídico que também tenha essa função: o SAJ ADV, por exemplo, permite a visualização da agenda diária, semanal ou mensal e ainda envia notificações de prazos, tarefas a serem executadas, audiências e reuniões com clientes. Também é possível realizar o registro de compromissos pessoais, tudo em um único local, facilitando a organização e o seu compromisso com as atividades.

2 – Seja pontual em todos os compromissos do dia
Prezar pela pontualidade em todos os compromissos, sejam eles pessoais ou profissionais é o segundo passo para uma boa gestão de tempo. Embora seja complicado estabelecer um horário fixo para todas as tarefas do dia, principalmente pelo fato de cada processo ter suas particularidades e que é difícil determinar quanto tempo vai durar um atendimento ao cliente, por exemplo. Mas, uma boa prática para melhorar essa questão é estipular um tempo médio para reuniões e atendimentos aos clientes. E nem precisa ficar olhando no relógio a cada 15 minutos, pois já existem aplicativos que podem lhe auxiliar nessa tarefa.

3 – Estabeleça prioridades criando lista de tarefas
Já o terceiro passo para melhorar gestão de tempo para advogados, e talvez a mais importante delas, é estabelecer prioridades. Na hora de anotar os compromissos em sua agenda, seja ela a pessoal ou a compartilhada, insira suas atividades por ordem de importância. Dessa forma fica mais fácil se concentrar primeiro no que é mais urgente e depois que as atividades prioritárias forem executadas, você pode passar para a próxima tarefa sem se preocupar por ter deixado algo inadiável pela metade. Você pode também reservar um tempo diário para planejar uma rotina mais produtiva e apostar na utilização de aplicativos e soluções, como o SAJ ADV, que permite a organização e visualização dos compromissos em formato de calendário diário, semanal ou mensal.
Mas lembre-se de inserir em sua lista diária, apenas metas que possam ser executadas. Não existe nada mais frustrante para quem quer se organizar para aumentar a produtividade do que chegar ao fim do expediente e ter resolvido apenas metade da demanda planejada para aquele dia. Mantenha os pés no chão e somente inclua na agenda tarefas que possam ser desenvolvidas ao longo de um dia. Se sobrar tempo, você pode começar outras atividades e a sensação de que não cumpriu com as metas desaparece.

4 – Realize uma atividade por vez
Não responda emails enquanto estuda uma tese. Concentre-se em uma atividade por vez, pois a ideia de ser um profissional multitarefas não contribui para a o aumento da produtividade, muito pelo contrário, torna a pessoa mais dispersa. Quando são executadas mais de uma atividade por vez, o cérebro coloca sua atenção em apenas uma das coisas, mas muda o foco entre as atividades de vez em quando, o que faz com que o profissional pule de uma demanda para outra.

5 – Descanse e cultive um hobby
Outro passo importante para melhorar a gestão de tempo é ter um momento em que você se dedica a fazer uma atividade que gosta. Pode ser praticar um esporte, ler um livro ou uma simples ida ao cinema. Uma pausa ao longo do dia é fundamental para manter o ânimo e renovar as energias para a rotina de trabalho. Além disso, é importante dormir bem e estar descansado para conseguir executar as tarefas com mais agilidade e qualidade no dia seguinte.

___________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV – Software Jurídico.

Fonte: http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI247269,101048-Cinco+dicas+de+gestao+de+tempo+para+desacelerar+a+rotina+do+advogado

Advertisements

About yvespatrick

ADVOGADO. PALESTRANTE. ORIENTADOR CIENTÍFICO E PRODUTOR DE TEXTOS. NASCIDO PARA QUEBRAR PARADIGMAS. MOVIDO POR SUAS IDEOLOGIAS E DESAFIOS. ADVOGADO PESCATORI . GALENDI - Advocacia e Consultoria Jurídica janeiro de 2012 – até o momento (4 anos 3 meses) Uma batalha diária, que se renova a cada nascer do sol. Ao longo desta jornada conquistamos algo mais que clientes, verdadeiros parceiros, grandes escritórios espalhados por todo o território nacional. As maiores instituições financeiras e usinas de compostagem fazem parte de nosso rol de clientes. Assistente Jurídico - J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados - Ampla experiência na carteira de ações Santander Cível. Indenizatórias, planos econômicos, juros, negativações, capitalização, seguros e ações. Ampla experiência na carteira de ações PROCON - ITAÚ. Condução de audiências, representações, orientação aos prepostos, advogados e negociadores, tutelas e medidas de urgência, recursos administrativos e mais. Estagiário - FUNDAÇÃO PROCON - Ampla experiência em Direito do Consumidor, CDC e legislações pertinentes, adequações, fiscalizações e demais procedimentos internos de PROCON. Supervisão, Dr. Renato Ciáccia R. Caldas Conciliador - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Juízado Especial Cível - JEC - Comarca de Botucatu-SP. - Ampla experiência na condução de audiências, composição de acordos, assessoria jurídica especializada. Despejos, Ressarcimentos, Indenizatórias, Execuções, Financiamentos, Juros Abusivos, Fornecimento de Serviços e mais. Supervisão, MMa. Dra. Érica Marcelina Cruz. Conciliador - Justiça Federal - Juízado Especial Federal - JEF - Comarca de Botucatu-SP. Ampla expêriencia na condução de audiências, composição de acordos, assessoria jurídica especializada. Benefícios previdenciários (Auxílio-Doença, Aposentadorias, Auxílio-Reclusão, Maternidade e mais.) Supervisão, MM. Dr. Cláudio Roberto Canata Estágiario - Escritório B. Balsalobre Advogados Associados. Ampla experiência na condução de processos, cobranças, inventários, arrolamentos, divórcios, indenizatórias, especialmente área cível recursal e previdenciário. Supervisão, Dra. Berenice Pereira Balsalobre.
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s